Cutana Carvalha é uma jovem angolana, de 33 anos de idade, escritora, cantora, empreendedora que já foi técnica comercial na banca por 6 anos. Mulher que não cruza os braços e sobe montanhas para realizar os seus sonhos de infância, Cutana Carvalho é uma mulher multi-facetada.
Uma artista movida pela necessidade de expressar as suas emoções e contribuir para o desenvolvimento e crescimento do ser humano Cutana Carvalho que vive agora em Portugal desde 2020, acha que por meio do mundo artístico a sua aura é mais forte e o mundo com isso ganha outras cores e formas.
Nascida, Isabel Paula Cutana de Carvalho, é no município das Ingombotas em Luanda-Angola que o seu cordão ficou. Filha de pais angolanos, Fortunato Jacinto de Carvalho, natural de Kakulo Kazongo, província do Bengo e de Laurinda Cardoso Cutana, natural de Luanda, Cutana Carvalho, começou sua carreira artística aos 17 anos de idade.
Em 2019 lançou nas plataformas digitais o seu álbum de estreia 4eventos (primeira angolana a lançar um Álbum EXCLUSIVO nas plataformas digitais).
Em 2020, já a viver em Lisboa, estreou-se como produtora, realizadora e apresentadora, do programa radiofónico “Tudo Posso” actualmente disponível no seu site onde a artista dá vida ao melhor do mundo gospel internacional.
Site Cutana
Estreou-se no mundo da literatura com o audiobook “Sendo Eu” aos 16 de Abril de 2022 no “Dia Internacional da Voz” e ficou conhecida como sendo a primeira artista angolana a lançar um audiobook. Em 2022 também criou o seu próprio site www.cutanacarvalho.com onde mantém disponível os seus trabalhos.
Em 2023 recebeu o PRÉMIO DE MÉRITO MIGRANTE na Assembleia da República de Portugal, pela Associação Lusofonia Cultura e Cidadania (ALCC). Já foi capa da revista mulher africana e tem suas matérias publicadas em vários órgãos de comunicação, em Angola (Tv Zimbo, TPA, Zap, Banda Tv, Rádios, Portais de notícias entre outros) em Portugal Rtp África, Sic Internacional, TVI Internacional. Tem também suas matérias no Jornal de Angola, Jornal o País, a FORBES e outros.
No dia 5 de Abril de 2024 (Dia internacional na Consciência) Cutana Carvalho, colocou a música e a literatura na mesma mesa. Com o evento de apresentação do seu livro físico “Sendo eu” e estreia do vídeo clipe do tema musical “Futuro Seguro” que teve lugar na UCCLA (União das Cidades Capitais, de língua portuguesa).
Em Dezembro de 2024 foi premiada com o PRÉMIO “LÍDERES ANGOLA” uma gala que celebra a liderança e impacto de personalidades que transformam suas áreas de atuação e deixam um legado significativo para o país.
Cutana Carvalha, continua firme na sua caminhada, muito ligada a igreja, é uma mulher determinada e defende que o resultado que se pretende alcançar amanhã, depende do posicionamento que teremos hoje.