Economia em falência técnica, 2025 (será) pior para o MPLA de João Lourenço, avisos nunca faltaram.

IMG 8089

O grito de desespero, vem dos empresários, da sociedade civil, do povo pobre e desempregado. O Alerta vem dos Partidos na Oposição e dos comentadores angolanos e de instituições especializadas (academias angolanas) e estrangeiras. A economia e as finanças de Angola, estão gravemente doentes! Os factos confirmam isso e contra eles os poucos argumentos não convencem! Senão vejamos;

(1) – Faz 8 meses que as empresas prestadoras de serviços (limpeza, segurança e fornecimentos de medicamentos e material gastável etc.) não são pagas. Prestam serviços aos hospitais e escolas, nas administrações centrais e provinciais do Estado etc.

Não são pagas em tempo útil. O mesmo acontece aos partidos políticos e outras organizações financiadas pelo OGE que recebem sempre suas verbas com atraso superior a 3 meses em média. Já está instalada de pedra e cal, a mentalidade do kilapi, que no Executivo do presidente João Lourenço, assumiu contornos de cultura.

(2) – As Dívidas aparecem que nem cogumelos em tempo de chuva. Algumas anunciadas e outras sub-reptícias, ou seja, “ocultas”.

(3) – Contrair dívida interna e externas, já se tornou um exercício de governação prazeroso e o único que o Ministério das Finanças e o PR, fazem com alguma competência cá e prazer “orgásmico”!

(4) – Qual sanidade financeira qual quê? Que se dane a prudência, a racionalidade económica e os restantes princípios universais exigidos pela boa governação do erário de qualquer país que se preza. Nada disso lhes interessa, até porque Angola, tem imensas garantias reais materiais (petróleo, gás, minérios, pescado, muita terra, muita água, muito sol e muito vento) e imateriais (localização geoestratégica; “campeão da paz” na África Austral, mediador de guerra na RDC, parceiro estratégico dos Estados Unidos da América e da China etc.) e mais algumas outras “quimeras”!

 

COMPRAR LIVRO NAGRELHA 2030

 

Economia em falência técnica, 2025 (será) pior para o MPLA de João Lourenço, avisos nunca faltaram.
 Economia em falência técnica, 2025 (será) pior para o MPLA de João Lourenço, avisos nunca faltaram.

(5) – Não obstante, os cofres deste país cheio de potencialidades materiais e imateriais, estão vazios. Não há dinheiro para as despesas correntes (salários e pensões, bens e serviços). Significa que Angola está em falência técnica. De resto, o país nunca teve “contas certas” orçamentadas, programadas, geridas, contabilizadas e fiscalizadas, como mandam os manuais da boa gestão das finanças públicas. É quase tudo feito “sobre o joelho”, empiricamente, sem transparência nem rigor técnico e moral, suficiente! Os caprichos do “dono disto tudo”, são a lei que os ministros e as instituições mais rapidamente obedecem. A restante legislação aprovada em sede de Parlamento, essa, é posta de lado, vem depois. O prioritário é obedecer a vontade do “chefe máximo e absoluto”.

(8) – Consequências:- Em 2025, mais pequenas e medias empresas irão falir; a informalidade da economia vai aumentar; inflação, desvalorização do kwanza já burro, irão aumentar em progressão geométrica.

(9) – Do lado social, o custo de vida,  o desemprego, a pobreza, a fome, a delinquência vão aumentar e, com elas, os divórcios, a prostituição, a violência doméstica. A mortalidade aumenta, as greves e contestações de rua dos revús e outros cidadãos frustrados e desesperados, irão “disparar”.

Os templos das igrejas e seitas religiosas, vão encher de pessoas, principalmente mulheres, a procura de ” salvação ” e os falsos profetas irão aproveitar-se da ignorância e obscurantismo deste povo sofredor, aumentando os dízimos, as hóstias, as vigílias e as procissões. Uma fezada para praticarem abusos sexuais as nossas irmãs e mulheres, a pedofilia aos nossos filhos e sobrinhas, sem garantias de responsabilização criminal e muito menos de indemnização material e moral às vítimas destes actos satânicos praticados impunemente pelos membros do clero, destas religiões decadentes. Enfim…o caos da sociedade moderna angolana e o colapso do Estado-Nação, começa a desenhar-se inexoravelmente e de forma cada vez mais evidente, no horizonte desta Angola independente, há meio século.

E como vais angolanos? Precisamos de uma alternância partidária do Poder do Estado, porque os nossos concidadãos do MPLA já estão muito cansados e bastante confusos!

Enfim… Xaleno kiambote, nhi mahezu ma kidi !👁️💪🏾 Fiquem bem , com a sabedoria da verdade🙏🏻 FIM( Catete, 6 Jan. 2025)

Texto: Fernando Heitor – economista, ex deputado da Unita e professor universitário.

 

SIGA-ME INSTAGRAM

Partilhar o post: