Valdir Cónego de Malanje, trava Lourenço no CC do MPLA

A reunião teve como ponto mais alto a aprovação da Alteração do Estatutos do MPLA.

Depois do membro do CC Valdir Cónego, ter solicitado o Draft da alteração dos Estatudo na reunião do passado dia 09 de Outubro fez com  que o Draft chegasse às mãos dos membros Comitê Central.

Na abertura do conclave João Lourenço, referenciou que não é a primeira vez que o seu partido faz alterações dos Estatutos em Congressos Extraordinários e que o MPLA já fez  alterações dos Estatutos em congressos extraodinários por 5 vezes.

Valdir Cónego, ao pedir a palavra, disse ao presidente João Lourenço, que às 5 vezes que o partido alterou os estatutos no congresso extraordinário, desrespeitou o artigo 14 do código de ética partidária, que fala da (militância no MPLA) que diz que respeito aos Estatutos do MPLA e ao presente código de ética partidária são requisitos fundamentais para a militância e para o exercício de qualquer função ou cargo no MPLA. Desrespeitou ainda a linha b) do artigo 75 dos estatutos do partido, que diz: Rever, modificar e aprovar os estatutos e o programa do partido é de competência do congresso (Ordinário) e não do do congresso extraordinário.

Valdir Cónego fez a seguinte pergunta ao presidente João Lourenço: camarada presidente, o partido vai desrespeitar o estatuto e os regulamentos do partido pela sexta vez em congresso extraordinário? Pergunta que gerou desconforto total de

João Lourenço que respondeu ao Valdir Cónego, que a sua questão ou afirmação era grave.

Valdir Cónego não se sentiu intimidado e disse ao

Presidente João Lourenço que a redação do artigo 120 no Draft, tem uma lacuna, porque não se sabe se o presidente do partido poderá ou não ser o candidato a Presidente da República.

Por último Valdir Cónego, propôs que se aumentasse mais um ponto no artigo 108 (mandato dos órgãos) com a seguinte redação: O presidente do partido tem um limite de 2 (dois) mandatos, de 5 (cinco) anos cada, estando impedido de concorrer num terceiro mandato.

João Lourenço fervoroso disse: “O camarada Valdir Cónego, quer me tirar daqui a todo custo” e “está bem disposto para me tirar do poder.”

Valdir Cónego, é sem sombra de dúvidas o único membro do Comitê Central que defende os estatutos, o código de ética partidária e os regulamentos do partido sem medo do presidente João Lourenço.

Valdir Cónego, reafirmou diante de Joao Lourenço, que está solidário com os milhões de militantes, simpatizantes e amigos do MPLA da base, que não querem que se faça os ajustamentos dos Estatutos no congresso extraordinário, por este não ter legitimidade para tal.

Valdir Cónego foi o único membro do comitê central dos 693, que votou contra, sem medo de represálias já que para ele o que mais importante é salvar o partido e acima de tudo os interesses da Nação Angolana e dos angolanos.

A seguir dá sua intervenção, o ex deputado do MPLA e Jurista, João Pinto, acabou por concordar com  Valdir Cónego, dando ao presidente uma verdadeira aula de direito constitucional e ciências políticas, na qual deixou o

Presidente João Lourenço bastante pálido.

Agora esperemos pelo decisão do Congresso Extraordinário que se realizará dias 16 e 17 de Dezembro.

Mas uma vez  Valdir Cónego, trava João Lourenço sozinho só o.olhar pávido e sereno de pesos pesados do MPLA.

Valdir Cónego, para além de jornalista estudou Direito na Universidade Oscar Ribas, é professor, educador moral e participou activamente em todas as campanhas eleitorais de forma activa, durante muitos anos.

Estamos contigo nosso irmão angolano que pensa Angola.

Será que neste MPLA não tem ninguém que pode ajudar este jovem? Onde andam os mais velhos do partido que ficam todos calados e com medo de João Lourenço?

Bem haja camarada Valdir Cónego, se é a tua missão que Deus te deu, continua porque o próprio Deus vai te abençoar e proteger.

Luanda 26/11/2024

Fonte: Desconhecida

 

 

Partilhar o post: